Páginas

sábado, 22 de janeiro de 2011

BONS PAIS ...

Filhos, o dever cristão de vocês é obedecer ao seu pai e à sua mãe, pois isso é certo. Como dizem as Escrituras: “Respeite o seu pai e a sua mãe.” E esse é o primeiro mandamento que tem uma promessa, a qual é: “Faça isso a fim de que tudo corra bem para você, e você viva muito tempo na terra.” Pais, não tratem os seus filhos de um jeito que faça com que eles fiquem irritados. Pelo contrário, vocês devem criá-los com a disciplina e os ensinamentos cristãos. (Efésios 6:1-4)

A família é a matriz social, a mais importante agência socializadora, que transfere para os filhos a herança biológica, psicológica, cultural e espiritual, e está sob a responsabilidade direta dos pais e das mães.

1. SEIS TIPOS DE PAIS DESAJUSTADOS

Existem alguns comportamentos desajustados que alguns pais revelam nos relacionamentos com seus filhos, conseguimos identificar seis tipos de pais que se destacam por condutas reprováveis.

1º tipo: Pais que rejeitam os filhos
É um tipo mais comum do que se pensa. Há pais que praticam rejeições disfarçadas e outros que rejeitam declarada e abertamente um ou mais de um filho.
O que leva os pais a rejeitarem seus filhos?
a) Preferem um filho e rejeitam o outro
Os pais que têm preferências são aqueles que preferem, mimam, enchem de presentes e carinho um e rejeitam, dão pouca atenção, esquecem-se do outro, não tem idéia do mal que estão fazendo aos filhos.
No filho rejeitado surgem os sentimentos mais diversos: baixa autoestima, ódio, desejo de vigança, dissimulação, mentira, incapacidade de expressar amor, predisposição para o isolamento, a fuga e a busca de amizades com pessoas fora do circulo familiar.
b) Preferem a criança de acordo com o sexo dela
Os pais programam tudo para receber uma linda menininha, porém nasce um menino. Os pais não contavam com isso e a criança acaba sendo desprezada, “sacrificada”.
c) Acham que o filho nasceu no momento errado
Rejeitam o filho porque ele chegou em um momento que não estava programado para ele, quando os pais não tinham se preparado financeiramente e psicologicamente. A criança não pediu para vir ao mundo, ela não dispunha de meios para se precaver contra seu próprio nascimento. Foram os pais que a conceberam, portanto, a responsabilidade por ela ter vindo ao mundo é toda deles.
d) Odeiam a criança por ela fazer lembrar alguém malquisto
Os pais rejeitam o filho porque ele lembra alguém de quem eles não queriam lembrar-se, alguém de quem não gostam ou com quem tiveram experiências negativas. A criança, por sentir-se desprezada pelos pais, fica “doida” por um carinho deles, faz de tudo para chamar a atenção, até coisas erradas, e termina levando uns “safanões” para deixar seus pais em paz.
Você se sente assim? Você rejeitado pelos seus pais? Lembre-se: Deus foi quem te formou e que sempre esteve ao seu lado, jamais te desamparou.
Tu criaste cada parte do meu corpo; tu me formaste na barriga da minha mãe. (Salmo139:13)
Mas o povo de Sião diz: O SENHOR nos abandonou; Deus nos esqueceu. O SENHOR responde: Será que uma mãe pode esquecer o seu bebê? Será que pode deixar de amar o seu próprio filho? Mesmo que isso acontecesse, eu nunca esqueceria vocês. (Isaías 49:14, 15)

2º tipo: Pais violentos e perversos
Pais que jogam toda a neurose, todas as suas frustrações e recalques em cima de seus bebês. Os insucessos de sua vida são descontados em seus filhos, se esquecem de que são pais e agridem seus filhos como se estivessem agredindo um adulto, com fúria e violência esmagadoras.
Não estamos aqui falando de “chineladas”, de vez em quando um tapinha faz muito bem para corrigir seu filho.
Quem não castiga o filho não o ama. Quem ama o filho castiga-o enquanto é tempo. (Provérbios 13:24)
A criança é um pequeno cidadão que tem de ser respeitado e protegido, ela também tem os seus direitos. A criança violentada carregará sequelas profundas para o resto da vida, isso provocará nela mudança de caráter e de comportamento.

3º tipo: Pais ignorantes
São aqueles que falam tudo aquilo que não se deve falar a uma criança, ensinam a criança a crescer “linguaruda”, a blasfemar. Agem assim porque são ignorantes. Se você disse coisas que não deveria, se falou mal de alguém, seu filho não vai poupá-lo e poderá colocá-lo em situações embaraçosas.


4º tipo: Pais dominadores
São os pais que pensam que os filhos são propriedades deles. Não aprenderam que nós geramos filhos para a humanidade, para a sociedade. Deus fez tudo com princípio organizacional. Quando os pais são superprotetores, transferem para o filho somente o emocional, transformando-o em um homem inseguro e medroso. Os pais dominadores nunca deixam seus filhos serem felizes e assumirem sua posição na vida.

5º tipo: Pais liberais
São aqueles que deixam seus filhos fazerem tudo o que querem. Os filhos não dão satisfação de nada, foram mal-acostumados a ser donos de seus próprios narizes desde cedo.

6º tipo: Pais omissos
A figura masculina dentro de casa é a que estabelece a ordem e a lei. Se o homem é omisso dentro de casa, então a família terá problemas. Filhos são responsabilidade nossa. Eles não pediram para nascer. Até se casarem terão de dar satisfação.
Minha oração é que vocês não estejam incluídos entre esses seis tipos de pais desajustados, mas que vocês sejam pais diferentes. Que sejam pais responsáveis e sábios.

2. PAIS SÁBIOS

Se o temor do Senhor é o principio da sabedoria, os pais sábios são aqueles que temem a Deus, exercem autoridade sobre os filhos, sabem estabelecer limites para eles e saber dizer não e dizer sim. São aqueles que expressam afetividade, amor, carinho, amizade.


A – São a maior influência positiva para os filhos
Pais sábios são aqueles que estão interessados no sucesso de seus filhos, lêem a Bíblia para eles, oram com eles e por eles, intercedem diariamente pelo futuro deles, por suas escolhas profissionais, pelo futuro ministério deles, pedindo ao Senhor que os faça pessoas dedicadas à Sua obra.
Quem não castiga o filho não o ama. Quem ama o filho castiga-o enquanto é tempo. (Provérbios 22:6)
Tem pai que quer “jogar” seu filho na igreja, nas mãos do pastor, dos diáconos, como se a igreja fosse responsável pelo crescimento e o sucesso espiritual do seu filho.
A igreja começa em casa. Nossas casas são pequenas igrejas. É nelas que nós transferimos nossa herança espiritual para nossos filhos. É na nossa casa que devemos dizer a eles que existe um Deus, e que esse Deus é autor da vida, é soberano, que tudo controla.

B – Impõem limites ao filho
Pais sábios são aqueles que dizem que já está na hora de desligar a televisão, que impõem limites a seus filhos quando eles ainda são pequenos.
Sabe por que tem pais que não aguentam mais o filho, que o filho não tem mais respeito por eles? É porque quando o filho tinha 4, 5, 6 ou 7 anos, eles não o ensinaram a respeitá-los, e, se essa falta de respeito começou quando o filho era ainda uma criança, é evidente que com 15 anos ele não vai respeitar e reconhecer a autoridade dos pais.
Ensine ao seu filho que o mundo não é nossa casa, e as pessoas não são tolerantes, pacientes e compreensivas como os pais costumam ser. No mundo, dependendo de quem a pessoa desrespeitar, pode até ser morta.

C – Não acreditam em determinismo
Se uma pessoa foi criada por um pai dominador, ignorante, que a rejeitava, omisso, ela não tem chance? A história dela já está traçada? NÃO. Acredito que o homem é um ser inteligente que pode romper com os laços anteriores, e não ficar sujeito a influências negativas do seu passado.
Você pode ter um pai uma mãe maravilhosos, que o educaram muito bem e foram sábios nas decisões, mas você pode escolher ser uma pessoa ruim, quere rebelar-se contra a autoridade deles e contra Deus. Você pode fazer isso porque é um ser que pensa, que toma decisões, que faz escolhas.
Como você, pai, está cuidando de seu filho? Que educação, que herança você vai deixar para ele? Que exemplos está dando?

Que o Senhor o abençoe!

Este é o resumo do livro que recebi no ano de 2010, por ser parceiro ministerial da Associação Vitória em Cristo:
Bons pais, filhos melhores. Silas Malafaia. Rio de Janeiro: Central Gospel, 2007.

.

Nenhum comentário: