Páginas

sábado, 28 de maio de 2011

A PARTE DE DEUS – O SENHOR É DONO DE TUDO

 

§ Os princípios de Deus são diferentes da maneira como a maioria das pessoas lida com o aquilo que é “seu” e suas necessidades.
Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. (Is 55.8-9)

§ A maneira como lidamos com aquilo que consideramos “ser meu” impacta no nosso relacionamento com Deus.
Pois, se nas riquezas injustas não fostes fiéis, quem vos confiará as verdadeiras? (Lc 16.11)

COMO A NOSSA MANEIRA DE LIDAR COM OS NOSSOS BENS E NECESSIDADES AFETA A NOSSA COMUNHÃO COM O SENHOR?

§ O Senhor tem o domínio das posses.
Eis que os céus e os céus dos céus são do SENHOR teu Deus, a terra e tudo o que nela há. (Dt 10.14)
Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam. (Sl 24.1)

§ O Senhor declara como sendo de propriedade dEle.
Também a terra não se venderá em perpetuidade, porque a terra é minha; pois vós sois estrangeiros e peregrinos comigo. (Lv 25.23)
Porque meu é todo animal da selva, e o gado sobre milhares de montanhas. Conheço todas as aves dos montes; e minhas são todas as feras do campo. Se eu tivesse fome, não to diria, pois meu é o mundo e toda a sua plenitude. (Sl 50.10-12)
Minha é a prata, e meu é o ouro, disse o SENHOR dos Exércitos. (Ag 2.8)

VOCÊ RECONHECE DE MODO CONSISTENTE O VERDADEIRO DONO DESSAS POSSES? RECONHEÇA DEUS COMO DONO DE TUDO.

§ O Senhor tem o controle por meio das circunstâncias.
Tua é, SENHOR, a magnificência, e o poder, e a honra, e a vitória, e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu é, SENHOR, o reino, e tu te exaltaste por cabeça sobre todos. E riquezas e glória vêm de diante de ti, e tu dominas sobre tudo, e na tua mão há força e poder; e na tua mão está o engrandecer e o dar força a tudo. (1 Cr 29.11,12)
Tudo o que o SENHOR quis, fez, nos céus e na terra, nos mares e em todos os abismos. (Sl 135.6)

§ O Senhor tem o controle sobre tudo o que acontece.
Como ribeiros de águas assim é o coração do rei na mão do SENHOR, que o inclina a todo o seu querer. (Pv 21.1)
Porventura não sabeis? Porventura não ouvis, ou desde o princípio não se vos notificou, ou não atentastes para os fundamentos da terra? Ele é o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e os desenrola como tenda, para neles habitar; O que reduz a nada os príncipes, e torna em coisa vã os juízes da terra. E mal se tem plantado, mal se tem semeado, e mal se tem arraigado na terra o seu tronco, já se secam, quando ele sopra sobre eles, e um tufão os leva como a pragana. (Is 40.21-24)
E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação. (At 17.26)

VOCÊ RECONHECE O CONTROLE DO SENHOR EM TODOS OS ACONTECIMENTOS?

§ Deus controla e usa até mesmo, as circunstâncias difíceis para o bem na vida de uma pessoa obediente a Ele.
E disse José a seus irmãos: Peço-vos, chegai-vos a mim. E chegaram-se; então disse ele: Eu sou José vosso irmão, a quem vendestes para o Egito. Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos pese aos vossos olhos por me haverdes vendido para cá; porque para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós. Porque já houve dois anos de fome no meio da terra, e ainda restam cinco anos em que não haverá lavoura nem sega. Pelo que Deus me enviou adiante de vós, para conservar vossa sucessão na terra, e para guardar-vos em vida por um grande livramento. Assim não fostes vós que me enviastes para cá, senão Deus, que me tem posto por pai de Faraó, e por senhor de toda a sua casa, e como regente em toda a terra do Egito. (Gn 45.4-8)
E José lhes disse: Não temais; porventura estou eu em lugar de Deus? Vós bem intentastes mal contra mim; porém Deus o intentou para bem, para fazer como se vê neste dia, para conservar muita gente com vida. (Gn 50.19-20)
E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. (Rm 8.28)

COMO ESSA PERSPECTIVA IMPACTA VOCÊ HOJE? EXISTEM CIRCUNSTÂNCIAS DIFÍCEIS QUE TEMOS VIVIDO E COMO O SENHOR USOU ISSO PARA O NOSSO BEM?

§ O Senhor promete suprir nossas necessidades.
Temei ao SENHOR, vós, os seus santos, pois nada falta aos que o temem. Os filhos dos leões necessitam e sofrem fome, mas àqueles que buscam ao SENHOR bem nenhum faltará. (Sl 34.9,10)
Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. (Mt 6.31-33)
O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus. (Fp 4.19)

VOCÊ CONHECE ALGUM EXEMPLO BÍBLICO DO SENHOR PROVENDO, DE MANEIRA SOBRENATURAL, AS NECESSIDADES DE ALGUÉM? COMO ISSO PODE SER APLICADO EM SUA VIDA HOJE?
§ O modo como o Senhor distribui as posses materiais.
Então Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou. E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR. (Jó 1.20-21)
Eu fiz a terra, o homem, e os animais que estão sobre a face da terra, com o meu grande poder, e com o meu braço estendido, e a dou a quem é reto aos meus olhos. (Je 27.5)
Porque isto é também como um homem que, partindo para fora da terra, chamou os seus servos, e entregou-lhes os seus bens. E a um deu cinco talentos, e a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe. (Mt 25.14-15)

QUAL DEVE SER A NOSSA PERSPECTIVA COM RELAÇÃO ÀS PESSOAS QUE TÊM MAIS OU MENOS NECESSIDADES DO QUE NÓS?

E chamou Abraão o nome daquele lugar: O SENHOR PROVERA; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá. (Gn 22.14)

Nenhum comentário: