Páginas

sábado, 8 de janeiro de 2011

JESUS VEM! QUATRO PERGUNTAS PARA VOCÊ


Em João 14:3, antes de morrer, ressuscitar e ascender aos céus, o próprio Cristo prometeu aos Seus discípulos que voltaria para levá-los para junto dele. Diante dessa realidade iminente, à luz da Palavra de Deu, queremos convidá-lo a refletir sobre os últimos dias da Igreja na terra.
 
Você ousaria afirmar que está espiritualmente preparado para isto? Poderia, como João, em Apocalipse 2:20, dizer ora, vem, Senhor Jesus?


1. PRINCIPAIS PROMESSAS RELATIVAS À VOLTA DE CRISTO

A primeira coisa que aquele que crê em Deus e aguarda a volta de Jesus deve fazer é tomar conhecimento acerca das promessas relativas a este acontecimento que mudará para sempre a história da humanidade.
Ao longo de toda a Bíblia, há inúmeras profecias e declarações sobre a ressurreição de Jesus e diversas promessas quanto à volta do Filho de Deus ressurreto, daí as exortações para não apenas aceitarmos a salvação e a vida eterna oferecida por Ele, mas também para nos prepararmos para a Sua volta em glória, a fim de não sermos condenados com os ímpios no Juízo Final.
Nas Escrituras, dentre os principais textos que fala acerca da volta de Cristo destacamos as declarações de Jesus sobre o Seu retorno, em Mateus 16:27, os ensinamentos deixados pelos apóstolos para a Igreja, como vemos em 1 Coríntios 15:23,24.
"Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras." (Mateus 16:27)
"Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda. Depois virá o fim, quando tiver entregado o reino a Deus, ao Pai, e quando houver aniquilado todo o império, e toda a potestade e força." (1 Coríntios 15:23,24)

A garantia da volta de Cristo

Durante os momentos que antecederam Sua morte e ressurreição, estando Jesus reunido com Seus discípulos, instruiu-os acerca de Sua ida para junto do Pai e de Seu retorno, a fim de buscá-los:
"Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também."
"Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós. Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis. Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós." (João 14:1-3, 18-20)
Muitos discípulos de Jesus criam erroneamente que o Reino de Deus seria um reino político-religioso instaurado naquele tempo e que seria restrito à nação de Israel.
"Então Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Eis que nós deixamos tudo, e te seguimos; que receberemos? E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo que vós, que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel. E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor de meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna. Porém, muitos primeiros serão os derradeiros, e muitos derradeiros serão os primeiros."
"Então se aproximou dele a mãe dos filhos de Zebedeu, com seus filhos, adorando-o, e fazendo-lhe um pedido. E ele diz-lhe: Que queres? Ela respondeu: Dize que estes meus dois filhos se assentem, um à tua direita e outro à tua esquerda, no teu reino. Jesus, porém, respondendo, disse: Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que eu hei de beber, e ser batizados com o batismo com que eu sou batizado? Dizem-lhe eles: Podemos. E diz-lhes ele: Na verdade bebereis o meu cálice e sereis batizados com o batismo com que eu sou batizado, mas o assentar-se à minha direita ou à minha esquerda não me pertence dá-lo, mas é para aqueles para quem meu Pai o tem preparado." (Mateus 19:27-30; 20:20-23)
Não conseguiam perceber que primeiro Jesus viria para redimir e justificar os que nele cressem e, só depois de o Reino ser instaurado no coração destes, Ele voltaria para reger sobre as nações.

As etapas do retorno de Jesus

Primeiro, Ele virá para buscar aqueles cujo nome estiver escrito no Livro da Vida. Ele os levará consigo para as Bodas do Cordeiro, a celebração no céu da união espiritual entre Cristo e a Igreja.
Depois, Jesus retornará a terra, acompanhado de Seus anjos e Seus santos, para guerrear contra o Anticristo, derrotá-lo e instaurar o Milênio, os mil anos de governo do Messias na terra.

Jesus virá em glória

Quando João foi arrebatado em espírito ao Dia do Senhor e recebeu as revelações que relatou em Apocalipse, viu Jesus glorificado.
"E virei-me para ver quem falava comigo. E, virando-me, vi sete castiçais de ouro; E no meio dos sete castiçais um semelhante ao Filho do homem, vestido até aos pés de uma roupa comprida, e cingido pelos peitos com um cinto de ouro. E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve, e os seus olhos como chama de fogo; E os seus pés, semelhantes a latão reluzente, como se tivessem sido refinados numa fornalha, e a sua voz como a voz de muitas águas. E ele tinha na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois fios; e o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece. (Apocalipse 1:12-16)
O próprio Jesus afirmou, em Mateus 16:27, que o Filho do Homem virá em glória de seu Pai, com os seus anjos; e, então, dará a cada um segundo as suas obras.

O iminente retorno de Cristo e o Arrebatamento da Igreja

A primeira coisa que precisamos ter em mente é que a volta de Jesus é iminente, ou seja, está prestes a ocorrer. O Arrebatamento da Igreja se dará a qualquer momento, repentinamente, e que não será possível ser levado por Cristo com os remidos se não estivermos cheios do Espírito e vigilantes.
Entre as principais atitudes requeridas do cristão, estão a vigilância, a sobriedade e o revestimento com o Espírito Santo.


2. PREPARANDO-SE PARA A VOLTA DE CRISTO

Precisamos estar atentos aos sinais da volta de Cristo, ser sóbrios, santificar-nos, guardar a fé, colocar em prática os princípios e ensinamentos bíblicos, anunciar o evangelho a toda criatura, encher-nos do Espírito.

Seja sóbrio, vigie

Diversas vezes, o Senhor Jesus recomendou aos Seus discípulos que orassem e vigiassem, porque não saberiam quando exatamente Ele ia voltar e para que não dessem lugar à sua natureza carnal, que lutaria contra o espírito, a fim de que não obedecessem a Deus, e assim não fossem achados dignos de estar de pé diante do Filho do homem na Sua volta.

Obedeça à Palavra de Deus

Uma boa maneira de manter-nos íntegros e vigilantes para a volta de Cristo é guardando a Palavra de Deus em nosso coração, a fim de não pecar contra o Senhor.
"Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti." (Salmo 119:11)
Você é um praticante da Palavra ou mero ouvinte? Muitos que se dizem cristãos têm negligenciado sua obediência à Palavra, que limpa, purifica, santifica.

Santifique-se

Outra atitude observada por quem pratica a Palavra de Deus e deseja subir com Jesus quando Ele vier buscar Sua Igreja é santificar-se.
O que significa santificar-se? É afastar-se do pecado e aproximar-se cada vez mais de Deus com um coração puro e reto. Encha a sua mente com a Palavra de Deus. Cante louvores ao Senhor. Pratique os ensinamentos de Jesus. Compartilhe as boas novas de salvação com alguém. Fale dos milagres que Deus tem feito em sua vida.

Encha-se do Espírito

Quando aceitamos Cristo como o único e suficiente Salvador de nossa alma, o Espírito Santo passa a habitar em nós, enchendo-nos com o amor de Deus e o óleo maravilhoso da Sua unção.
Como podemos encher-nos do Espírito Santo? Orando, lendo a Palavra, permitindo que o Espírito gere em nós o Seu fruto e revista-nos do novo homem, que, segundo Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade (Efésios 4:24).

Evangelize

A pessoa cheia do Espírito Santo tem um testemunho cristão eficaz e prazer em servir a Deus e em evangelizar. Ela sabe da importância de falar de Cristo aos perdidos, gosta de ganhar almas para o Reino de Deus e de discipular os novos convertidos.
Um bom testemunho cristão é mais eficaz do que mil palavras lançadas ao vento. Antes das pessoas ouvirem você, elas atentarão para seu comportamento. E só lhe darão crédito se perceberem que aquilo que você diz é o que vive, pratica.
O evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo não é algo baseado em argumentação teórica; é algo prático.

Não se sobrecarregue com os cuidados desta vida

O cristão não deve estar sobrecarregado com os cuidados desta vida nem dar vazão à sua carne. Os cuidados da vida dizem respeito a tudo aquilo que nos sobrecarrega com preocupações excessivas, como a nossa sobrevivência ou ambições desmedidas.
"Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?" (Mateus 6:25)
Não é pecado trabalhar e lutar pelos nossos sonhos, melhorar as nossas finanças, porém não devemos deixar que o nosso coração se sobrecarregue com os cuidados desta vida.
"Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?" (Mateus 16:26)
Muitos estão deixando Deus em segundo plano. Não lêem mais a Bíblia, não praticam os mandamentos cristãos, não oram, não buscam com zelo as coisas espirituais. Qual é o resultado disto? Mornidão espiritual, casamentos e famílias vivenciando crises de relacionamento que não conseguem superar.
Se este é o seu caso, se você não tem dado prioridade às coisas de Deus, se não tem feito nenhum esforço para buscar ao Senhor; se emprega todos os seus esforços para adquirir bens terrenos, precisa mudar seu foco. Jesus vem logo!

Mantenha acessa a sua esperança em Cristo

A esperança é algo tremendo, que nos mantém alerta, vigilantes, com a expectativa daquilo que desejamos, impedindo que desanimemos e voltemos atrás. Ela nos faz ver além, gera ânimo e disposição para irmos ao encontro do que almejamos.
A esperança é algo inerente ao cristão que sabe que Aquele em quem tem crido é fiel para cumprir tudo o que prometeu e para guardar o seu depósito, a sua herança, até o dia em que estiver apto a tomar posse dela.
"Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia." (2 Timóteo 1:12)
Sendo assim, nossa esperança não pode ser apenas em relação às coisas desta terra; precisa estar voltada para as coisas eternas também.
"Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens." (1 Coríntios 15:19)


3. JESUS VEM! VOCÊ ESTÁ PREPARADO?

Em 2 Coríntios 13:5, Paulo convida cada cristão a examinar a si mesmo no que tange à fé cristã:
"Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados."
Examinar é analisar minuciosamente, investigar para ver se há alguma falha, a fim de corrigir, e obter o fim desejado. Provar é testar para ver se algo suporta a pressão, a adversidade.

Como você está?

O primeiro exame que devemos fazer é em relação a nós mesmos, ao nosso testemunho cristão. Como está a sua prática cristã? Que tipo de cristão é você? Só é cristão dentro da igreja, ou sustenta um bom testemunho em sua casa, seu trabalho?
Qualquer um pode glorificar a Deus dentro da igreja e parecer um bom cristão; o difícil é sustentar um bom testemunho fora do ambiente eclesiástico, onde o cristão mora, estuda, trabalha, onde existem outras pessoas que não são cristãs; ali, a fé do que teme a Deus é confrontada por outras filosofias de vida, crenças, tentações.
Como anda seu testemunho cristão? Você paga suas contas em dia? Cumpre a palavra que empenhou? Sabe dizer NÃO ao pecado? É uma pessoa amável no trato com os outros? Tem alegria de viver e de servir a Deus? Enxerga a vida de um modo positivo?
Jesus breve vem! Você tem aprofundado sua comunhão e seu compromisso com Deus? Tem orado mais, lido e estudado mais a Bíblia?

Como está a sua família?

A promessa de salvação é: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e tua casa (Atos 16:31). Como está a vida espiritual do seu cônjuge? E do seu filho? Você dá um bom testemunho em casa?
Normalmente, o exemplo fala mais do que palavras, principalmente em se tratando de nossos filhos. É por isso que uma centena de filhos de cristãos dizendo que não desejam servir a Deus como seus pais, porque estes mentem, enganam, falam mal de todo mundo, inclusive do pastor e dos irmãos da igreja.
Como está o seu casamento? Se você é um cristão, mas seu cônjuge não, pode ganhá-lo para Cristo por intermédio de seu testemunho.

Como estão as pessoas à sua volta?

Você já compartilhou com elas o seu testemunho? Já lhes falou sobre o que Deus fez na sua vida, como Ele o salvou, mudou os seus valores, libertou-o e prosperou?
Não fique preocupado com a aprovação ou reprovação daquele colega que conta piada imoral e leva uma vida devassa. A sociedade está cheia de gente assim. Por fora, parece alegre; por dentro está chorando, com seu vazio existencial por não conhecer Deus. A você cabe falar do amor de Cristo.
O maior instrumento de evangelização não é a televisão, o rádio, a internet. É o ser humano. Ninguém substitui você. Não adianta chamar o maior evangelista do mundo. Deus conta com você lá, onde você mora, onde estuda e interage socialmente. Lá você é o maior evangelista do mundo, porque Deus conta com você.

Como está sua igreja?

Você é promotor de paz ou de confusão entre os irmãos? Você trabalha pelo progresso dela ou para denegri-la? Você é um instrumento de benção ou de perturbação onde congrega?
Que possamos cooperar para a saúde espiritual uns dos outros e para o evangelismo mundial, não buscando vanglórias e benefícios particulares, mas aquilo que é comum aos santos!
A igreja é a noiva do Cordeiro. Quando ela for arrebatada desta terra, miríades de anjos irão contemplá-la e glorificar a Deus dizendo: “Como ela é linda, pura, vencedora, incomparável!”
Jesus logo vem! Que estejamos preparados para encontrar-nos com Ele nos ares e recebermos a nossa herança incorruptível!
"Portanto, assim te farei, ó Israel! E porque isso te farei, prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus." (Amós 4:12)

Se você ainda não entregou a sua vida a Cristo, faça-o agora! Diga: “Senhor, eu acredito na Tua Palavra e nas Tuas promessas sobre a volta de Jesus. Quero fazer parte da Igreja gloriosa que estará contigo para sempre. Perdoa o meu pecado, purifica-me, santifica-me, regenera-me. Dá-me o Teu Espírito. Faz de mim um cristão genuíno, com um testemunho eficaz. Para Tua glória, em nome de Jesus, amém!”

Que o Senhor o abençoe!


Este é o resumo do livro que recebi no mês de Novembro/10, por ser parceiro ministerial da Associação Vitória em Cristo:

Jesus vem! Quatro perguntas para você. Silas Malafaia. Rio de Janeiro: Central Gospel, 2010.
.

Nenhum comentário: