Páginas

quarta-feira, 6 de abril de 2011

JOHN BUNYAN – Inglaterra –1660

Eu o deixarei ir se você me prometer que não irá mais pregar – disse o juiz, de sua tribuna, olhando para o pregador John Bunyan.

Senhor juiz, é mais fácil eu permanecer na prisão até que o mofo cresça nos meus olhos do que eu desobedecer a Deus – respondeu Bunyan.

O juiz, irado, sentenciou:

Então, eu o condeno a seis anos de prisão na cadeia de Bedford. Deus havia dado a John Bunyan uma capacidade poderosa para pregar evangelho, de forma que todos que o ouviam eram profundamente tocados Apesar de não possuir formação escolar, pois teve de abandonar os estudos para trabalhar com seu pai quando ainda criança, Bunyan sabia ler.

Enquanto estava na prisão, leu dois livros: a Bíblia, na versão King James, e o Livro dos Mártires, de John Fox. Bunyan também pregava a seus companheiros de prisão. Ali alcançou uma nova percepção das Escrituras e da presença de Jesus. Ele declarou: "Jesus Cristo nunca foi tão real para mim como agora. Nunca senti sua presença nem o conheci tanto quanto aqui".

Na prisão, ele começou a escrever. Escreveu muitos livros e tratados, incluindo o relato de sua conversão. Assim que saiu da cadeia, voltou a pregar. Em poucas semanas, foi novamente encarcerado. Depois de mais seis anos preso, o rei da Inglaterra suspendeu as leis contra os não-conformistas e Bunyan foi novamente solto.

A essa altura, já havia recebido muitos convites para pregar, por causa de sua fama.

Bunyan freqüentemente visitava Londres, onde falava a grandes multidões. Cerca de mil e duzentas pessoas compareciam aos cultos das sete da manhã, no auge do inverno, para ouvi-lo falar. Aos domingos, multidões tinham de voltar para casa sem conseguir entrar no local de reuniões.

Depois de apenas três anos, o rei da Inglaterra mudou de idéia e voltou a perseguir os não-conformistas. Assim Bunyan foi preso pela terceira vez. Na prisão, escreveu um livro que ajudou milhares de cristãos ao longo dos séculos. O Peregrino, o primeiro conto cristão, é a história de um sonho no qual o personagem Cristão viaja da Cidade da Destruição para a Cidade Celestial. Muitos consideram essa obra "o mais excelente mapa para o céu, depois da Bíblia". Ainda hoje, ele continua a ser um dos livros cristãos mais conhecidos e lidos e já foi traduzido para centenas de línguas. O governo comunista chinês publicou O Peregrino para mostrar a herança cultural do Ocidente. A tiragem inicial de duzentas mil cópias esgotou-se em apenas três dias!

Bunyan morreu aos sessenta anos, atacado por uma febre muito alta. Ele passou quase um quarto da vida na prisão, mas, apesar de ser um simples funileiro sem instrução, tornou-se conhecido em sua época e também em todo mundo atual, a ponto de milhares de pessoas visitarem seu túmulo toda semana.

Jesus Freaks são peregrinos. A caminhada entre a Cidade da Destruição e a Cidade Celestial tem seus altos e baixos. John Bunyan sabia bem disso e, assim, pôde escrever um livro que encoraja os cristãos a não desistir quando deparam com o sofrimento.


Sabe qual o segredo de Bunyan? Era saber que ele mesmo era o peregrino e que não podia desistir de sua caminhada, senão nunca poderia ajudar os muitos peregrinos que viriam atrás dele E você? Continua caminhando para a Cidade Celestial, apesar das lutas de cada dia? Lembre-se de que, se desistir, outros peregrinos poderão ver seu exemplo e também desanimar. Por isso Jesus Freaks nunca retrocedem, mas avançam sempre, nem que seja um passo por dia.

 
Para conhecer sobre John Bunyan, clique em: http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Bunyan
 
Texto extraído do livro: Loucos por Jesus - Volume 1. Lúcio Barreto Jr.
 
.

Um comentário:

Natália Zulim disse...

Paz Pator, bom dia

agora vi seu blog, que msgs lindas, como é bom servir um Deus maravilhoso, um Deus perfeito....

Fique na Paz, e que o Sr. continue sendo um canal de bençãos, boca de Deus na vida das pessoas.