Páginas

sábado, 5 de fevereiro de 2011

SEGREDOS DAS MULHERES FELIZES NO CASAMENTO

Adquiri este livro em dezembro de 2010, após ouvir uma mensagem do Pr. Josué Gonçalves, durante a escola de líderes em Águas de Lindóia (SP). Percebi que preciso conhecer um pouco mais do universo feminino para entender o que se passa na cabeça da minha amada esposa. Aproveitei a leitura para colocar-me em seu lugar, como esposa, para entender como ela me vê, um homem, que pensa e age de forma completamente diferente, que sente e demonstra sentimentos opostos durante uma experiência vivida. Cresci muito como marido, durante a leitura deste livro, porém, sei que ainda falta muito para deixar a minha esposa plena de alegria no nosso casamento. Como sei que terei a vida toda pela frente ao lado dela, pois ela é uma grande benção que Deus colocou na minha vida, vou diariamente tentar praticar as lições aprendidas.

Segue abaixo um breve resumo e indico a leitura completa deste livro e de outros deste amado pastor. Que Deus te abençoe e abra a sua mente para a boa, perfeita e agradável vontade que Ele tem para a sua vida.
Pr. João Luis Bezerra (os textos bíblicos abaixo estão na versão NTLH – Nova Tradução na Linguagem de Hoje)



A felicidade é um sentimento que quanto mais compartilhamos, mais se multiplica. Na vida, nada acontece por acaso, tudo é conseqüência da prática de princípios fundamentais. A felicidade no casamento também passa por este caminho. A maioria das mulheres ainda não percebeu que um casamento ajustado e abençoado não é um acidente.

“De alguma forma, o homem foi programado por Deus para querer agradar a mulher e fazê-la feliz.”

Ser feliz no relacionamento conjugal é os sonhos de todas as jovens ao se casar. Elas perguntam sempre:
“É possível casar e ser feliz?”;
“Quanto tempo dura a felicidade conjugal?”;
“Por que muitos casais que começaram tão bem, hoje, vivem num ‘inferno conjugal’?”;
“Por que as pessoas que dizem amar fazem sofrer a pessoa amada?”
“É possível reconstruir o caminho da felicidade conjugal depois de tantas decepções?” ...
Qual é o sonho de Deus para cada um de seus filhos, em relação ao casamento? O sonho de Deus é que o seu e o meu casamento sejam um espaço para a manifestação de sua glória; um lugar onde se desenvolvam as virtudes do fruto do amor; que seja um lugar de vida abundante, de paz e alegria permanentes.

“As mulheres felizes no casamento amam de forma inteligente. Elas cuidam do marido, sem ser castradoras.”

“O casamento está acima do compromisso entre o marido e a mulher.”


1. ELAS SABEM QUE RECONHECIMENTO É O QUE OS HOMENS MAIS ESPERAM


“Casais inteligentes crescem juntos.”

A maior necessidade do homem no casamento é o reconhecimento. É da natureza do homem esperar agradecimento por executar tarefas domésticas rotineiras.
O homem tem necessidade que suas realizações sejam reconhecidas. Há um pensamento de um autor desconhecido que diz: “Debaixo de uma couraça tem sempre alguém precisando de reconhecimento e de amor.” Por que muitos maridos não são prontos para cooperar com suas esposas? Por falta de reconhecimento.
Se observarmos com cuidado, veremos que há uma relação interessante entre os treinadores de animais de estimação e a forma como a esposa “adestra o marido” como seu cooperador. Aprendemos com os treinadores de animais que “devemos premiar o comportamento que agrada e ignorar o comportamento que não agrada”. Você já observou que o adestrador sempre que o animal acerta uma tarefa dá a ele ração, palavras de elogio e um carinho? O adestrador reforça o acerto e não dá atenção para o erro. Isso também serva para as esposas que desejam que os maridos sejam melhores.
A mulher sábia recompensa o comportamento que agrada e ignora o comportamento que não a agrada. Como você age quando o seu marido se dispõe a ajudá-la? Você reconhece o seu esforço?
Peça para o seu marido ajudar você guardando as louças que foram lavadas; ou ir à feira comprar frutas e legumes, enquanto você prepara o almoço; ou olhar as crianças por uma hora; ou jogar o lixo fora. Então, segure-se e deixe que ele faça isso do seu próprio jeito masculino – e, se por acaso ele fizer da forma errada, não diga nada a não ser “OBRIGADA”!
Essa atitude poderá fazer com que ele continue cooperando com você. Pode parecer engraçado, mas se você tratar seu marido como alguém que acabou de salvar a sua vida, ele se sentirá motivado todos os dias a vir voando para ajudá-la outra vez.


2. ELAS SABEM QUE TODO HOMEM BUSCA NA ESPOSA UM POUCO DA “FIGURA MATERNA”

“Amor é se colocar no lugar do outro.”

“O seu marido confia nela e nunca ficará pobre. Em todos os dias da sua vida, ela só lhe faz o bem e nunca o mal.” (Provérbios 31:11,12)
O homem tem a necessidade de se sentir cuidado. Têm momentos que o homem expressa essa dependência de uma figura materna e o desejo de ser cuidado.
Quando a mulher não responde positivamente a essa necessidade do homem, ou evita, ele provavelmente terá uma sensação de perda ou infelicidade – mesmo que talvez não tenha consciência do motivo exato disso. Todo homem deseja sabe que a sua esposa está disposta a fazer coisas que tornem sua vida mais confortável.
A verdade é que para a mulher feliz no casamento não importa se o conflito “quem cuida da casa” se deve à biologia ou à educação. O que importa é que o seu marido tem uma forte necessidade de ser cuidado pela esposa ou não. Quando a mulher ama com integridade, ela não tem nenhum problema em relação a isso, até porque, faz parte da sua índole feminina. O importante é ser feliz no casamento.

Cinco razões porque as mulheres sábias são mais felizes no casamento:
1) Elas compreendem que o homem não a está usando intencionalmente para fazer o serviço sujo;
2) Elas sabem que as expectativas masculinas derivam de sua educação familiar, bem como de processos sociais, culturais e evolucionários;
3) Elas entendem que o homem pode aprender a ser mais cooperador, por meio do exemplo de sua esposa;
4) Elas sabem que cuidar faz parte da índole feminina;
5) Elas decidem cuidar do marido não por obrigação, mas por amor e prazer que isso lhes proporciona.


3. ELAS SABEM QUE O HOMEM O SEXO PRODUZ O OXIGÊNIO QUE MANTÉM O CASAMENTO VIVO

O sexo não é tudo no casamento, mas quando não há diálogo sexual entre o casal, tudo no casamento pode ficar prejudicado. O desajuste sexual tem sido a causa dos conflitos intermináveis em muitos casamentos.
Há um capítulo no livro de Provérbios que é muito rico em lições sobre “ajustamento sexual”, dentro do contexto seguro do casamento.
“Todos os dias são difíceis para os que estão aflitos, mas a vida é sempre agradável para as pessoas que têm coração alegre.” (Provérbios 15:15)
Quando a mulher não se preocupa com a satisfação sexual do homem, menosprezando a importância do sexo, o casamento gradativamente vai empobrecendo e a união conjugal vai se deteriorando. Por que para o homem o sexo é uma questão de “vida ou morte” do relacionamento e nem sempre para a mulher é assim? Uma questão hormonal. A quantidade de testosterona (hormônio que produz o desejo sexual) que o homem produz é dez vezes maior do que a quantidade desse hormônio que a mulher produz.
Para o homem o sexo é mais biológico do que emocional. O homem se excita pelo que vê e, dependendo do dia, se ele vir a esposa saindo do banheiro envolvida em uma toalha, será o suficiente para que ele se empolgue. A mulher feliz no casamento sabe administrar com inteligência esta busca do marido pela satisfação sexual.
“Seja fiel à sua mulher e dê o seu amor somente a ela. Os filhos que você tiver com outras mulheres não lhe farão nenhum bem. Os seus filhos devem crescer para ajudar você e não para ajudar os outros. Portanto, alegre-se com a sua mulher, seja feliz com a moça com quem você casou, amorosa como uma corça, graciosa como uma cabra selvagem. Que ela cerque você com o seu amor, e que os seus encantos sempre o façam feliz! Filho, por que dar o seu amor a uma mulher imoral? Por que preferir os encantos da mulher de outro homem? (Provérbios 5:15-20)
O sexo não foi criado por Deus para ser a causa dos conflitos no casamento, muito pelo contrário, é um presente de Deus para ser guardado, celebrado e desfrutado. O livro de Cantares, na Bíblia Sagrada, é um manual em forma de poesia que ensina o casal a como desfrutar do sexo de forma saudável e muito poderosa.

Seis lições que o livro de Cantares nos ensina:
I. A auto-estima da mulher determina a qualidade do seu relacionamento sexual com o marido.
“Eu sou do meu amado, e ele me quer.” (Cantares 7:10)
II. A manifestação física que desperta no homem e na mulher o desejo pelo ato.
“Ó filha de um príncipe, como são bonitos os seus pés calçados de sandálias! As curvas dos seus quadris são como jóias, são trabalho de um artista. O seu umbigo é uma taça onde não falta vinho. A sua cintura é como um feixe de trigo cercado de lírios. Os seus seios parecem duas crias, crias gêmeas de uma gazela. O seu pescoço é como uma torre de marfim. Os seus olhos são como os poços que ficam ao lado dos portões da grande cidade de Hesbom. O seu nariz é tão belo como a torre do Líbano, de onde se avista Damasco. A sua cabeça está sempre erguida como o monte Carmelo. Os seus cabelos são como a púrpura; até um rei ficaria preso nas suas tranças. Como você é linda, minha querida! Como você me dá prazer! Como é agradável a sua presença! Você é tão graciosa como uma palmeira; os seus seios são como cachos de tâmaras. Vou subir na palmeira e colher os seus frutos. Os seus seios são para mim como cachos de uvas. A sua boca tem o perfume das maçãs, e os seus beijos são como vinho delicioso. (Cantares 7:1-9)
III. A intimidade é o componente espiritual que envolve um senso de vínculo emocional.
“Eu sou do meu amado, e o meu amado é meu. Ele leva as suas ovelhas para pastarem entre os lírios.” (Cantares 6:3)
IV. Tomando a iniciativa para o ato sexual.
“Venha, querido, vamos para o campo; vamos passar a noite nas plantações de uvas.” (Cantares 7:11)
V. Saindo da rotina.
“Vamos levantar cedo e olhar as parreiras, para ver se elas já começaram a brotar. Veremos se as flores estão se abrindo e se as romãzeiras já estão em flor. Ali eu lhe darei o meu amor.” (Cantares 7:11-12)
VI. Montando o cenário.
“Como você é belo, meu querido! Como é encantador! A grama verde será a nossa cama os cedros serão as vigas da nossa casa, e os pinheiros serão o telhado. (Cantares 1:16-17)

Verdades libertadoras sobre o sexo na perspectiva bíblica:
a) Seja fiel à sua mulher e dê o seu amor somente a ela. (Provérbios 5:15)
b) Enquanto você viver neste mundo de ilusões, aproveite a vida com a mulher que você ama. Pois isso é tudo o que você vai receber pelos seus trabalhos nesta vida dura que Deus lhe deu. (Eclesiastes 9:9)
c) “Mas eu digo: já que existe tanta imoralidade sexual, cada homem deve ter a sua própria esposa, e cada mulher, o seu próprio marido. O homem deve cumprir o seu dever como marido, e a mulher também deve cumprir o seu dever como esposa. A esposa não manda no seu próprio corpo; quem manda é o seu marido. Assim também o marido não manda no seu próprio corpo; quem manda é a sua esposa. Que os dois não se neguem um ao outro, a não ser que concordem em não ter relações por algum tempo a fim de se dedicar à oração. Mas depois devem voltar a ter relações, a fim de não caírem nas tentações de Satanás por não poderem se dominar. (1 Coríntios 7:2-5)
d) “Marido, ame a sua esposa, assim como Cristo amou a Igreja e deu a sua vida por ela.” (Efésios 5:25)
e) “É por isso que o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa.” (Gênesis 2:24)
f) “Lembrem disto, meus queridos irmãos: cada um esteja pronto para ouvir, mas demore para falar e ficar com raiva.” (Tiago 1:19)
g) “Filho, preste atenção no que eu digo com a minha sabedoria e compreensão. Então você saberá como se comportar, e as suas palavras mostrarão que você tem conhecimento das coisas.” (Provérbios 5:1,2)
h) "Não se enganem: ninguém zomba de Deus. O que uma pessoa plantar, é isso mesmo que colherá." (Gálatas 6:7)


4. ELAS SABEM QUE O RESPEITO À LIDERANÇA TRAZ BENEFÍCIOS INTERESSANTES

“Se é feliz quando se investe na felicidade do outro.”

“Esposa, obedeça ao seu marido, como você obedece ao Senhor.” (Efésios 5:22)
Estamos vivendo um tempo em que as mulheres conquistaram seu espaço no mercado de trabalho e competem em pé de igualdade com os homens. Dentro do relacionamento de casal e família, Deus estabeleceu um princípio regulamentador para a vida do lar: o homem “é o cabeça, o líder” e a mulher a “auxiliadora idônea”
“Depois o SENHOR disse: - Não é bom que o homem viva sozinho. Vou fazer para ele alguém que o ajude como se fosse a sua outra metade.” (Gênesis 2:18)
“Mas quero que entendam que Cristo tem autoridade sobre todo marido, que o marido tem autoridade sobre a esposa e que Deus tem autoridade sobre Cristo.” (1 Coríntios 11:3)
Quando a mulher compete pela liderança com o marido, ela não age com sabedoria e inteligência. Veja como a Bíblia descreve a atitude de uma mulher que age assim:
“A beleza na mulher sem juízo é como uma jóia de ouro no focinho de um porco.” (Provérbios 11:22)

O QUE NÃO É SUBMISSÃO
1) Submissão não é se anular em nome da felicidade do marido.
“Porém vocês, irmãos, foram chamados para serem livres. Mas não deixem que essa liberdade se torne uma desculpa para permitir que a natureza humana domine vocês. Pelo contrário, que o amor faça com que vocês sirvam uns aos outros.” (Gálatas 5:13)
2) Submissão não é se tornar empregada doméstica de luxo do marido.
“Em todos os dias da sua vida, ela só lhe faz o bem e nunca o mal. Está sempre ocupada, fazendo roupas de lã e de linho.” (Provérbios 31:13)
3) Submissão não é transgredir princípios, sujeitando-se aos desejos ilícitos do marido.
“No entanto, por estarmos unidos com o Senhor, nem a mulher é independente do homem, nem o homem é independente da mulher.” (1 Coríntios 11:3)

O QUE É SUBMISSÃO
1) Submissão é uma resposta positiva a tudo aquilo que o marido faz demonstrando amor pela esposa;
2) Submissão é reconhecer que o segredo para viver bem é obedecer ao que foi estabelecido pelo Senhor da família que é Deus;
3) Submissão é reconhecer o princípio de autoridade, respeitando a liderança do marido;
4) Submissão é demonstrar amor, exercendo a missão de apoio.

Benefícios da submissão devocional
 Proteção
 Respeito
 Admiração
 Segurança
 Confiança
 Paz
 Direção
 Resposta a sua orações


5. ELAS SABEM FALAR COM INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

“Os gritos começam onde termina a inteligência.”

“Fala com sabedoria e delicadeza.” (Provérbios 31:26)
Os homens falam para relatar, enquanto as mulheres falam para construir harmonia. Normalmente os homens são considerados comunicadores ruins dentro do relacionamento conjugal.
Lembre-se: a comunicação verbal não é o ponto forte do homem, mas sim o de vocês mulheres. É interessante notar que as mulheres frequentemente, conversam sobre assuntos que têm a ver com sentimentos e dão importância aos detalhes. Conversar acalma a alma das mulheres.
As mulheres felizes no casamento reconhecem as diferenças entre os estilos de comunicação masculina e feminina. Nada frustra mais uma mulher do que um marido silencioso. As mulheres precisam entender que por causa de sua programação biológica e de sua educação, a maior parte dos homens jamais se comunicará como as mulheres.

Quatro atitudes do homem devem ser observadas por vocês mulheres:
1) Eles não ouvem sem interromper;
2) Eles não falam se não tiverem algo a colocar;
3) Eles não escutam os detalhes de um problema sem se intrometer, oferecendo uma solução;
4) Eles não gostam de conversar só para passar o tempo e nunca serão capazes de passar a noite conversando com a esposa sobre o que chamam de “nada”.

Seis estratégias para a fazer o marido interagir mais com você no processo de comunicação:
I. Seja mais objetiva e menos detalhista;
II. Fale na hora, no lugar e da forma certa;
III. Não falar em certos momentos é a melhor escolha;
IV. Lembre-se: homens se distraem com facilidade;
V. Abra o coração e fale de suas expectativas;
VI. Sair pode ser uma boa estratégia.


6. CONHEÇA UMA PARTE DA RECEITA DO AMOR

“Viver de forma harmoniosa é uma arte que se aprende.”

Se vocês praticarem, haverá uma mudança radical!
• Nunca fiquem ambos zangados ao mesmo tempo;
• Nunca lance no rosto um do outro os erros do passado;
• Nunca se esqueçam das horas felizes de quando começaram a se amar;
• Nunca usem indiretas, quer estejam sozinhos ou em presença dos outros;
• Jamais grite um com o outro, a não ser que a casa esteja pegando fogo;
• Nunca façam um comentário em público que possa magoar o outro, às vezes, parece engraçado, mas fere;
• Não deixem que nenhuma falta cometida fique sem ser confessada e perdoada;
• Jamais se esqueçam de que o casamento foi estabelecido por Deus e que só a sua benção pode torná-lo o que deve ser;
• Jamais deixem de regar o amor com muito carinho e afeto.

Ser feliz é possível, porém é uma busca permanente que requer muito amor, esforço e dedicação. O casamento pode ser aquilo que você decidir que ele seja. A grandeza da mulher está na sua capacidade de vencer a si mesma e se tornar agente de mudança aonde quer que Deus a coloca.

Que o Senhor da qualidade de vida, Jesus, seja sempre a fonte a sua alegria de viver ao lado do seu marido!



Os 5 segredos das mulheres felizes no casamento. Josué Gonçalves.
Bragança Paulista:
Editora Mensagem Para Todos, 2010.

7 comentários:

Juliana Hellen disse...

Olá Pastor! Tudo bem com o senhor?
Recebi uma mensagem sua através da UBE, e resolvi dar uma conferida no seu blog! Gostei, e já estou seguindo! Convido-o a visitar o meu tbm! Um forte abraço, e fique com Deus!

Anônimo disse...

Esse estudo é uma benção, que Deus possa lhe abençoar.
Tornei seu seguidor. DÊ UMA PASSADINHA NO MEU BLOG.

http://www.domingosalves.com

wander barreto disse...

Quanta coisa boa! Ótimo post! Que Deus nos ajude a observar e praticar!

查 Blog da Haline 查 disse...

A paz do Senhor, querido pastor João.
Em primeiro lugar quero agradecer pelas palavras de incentivo ao meu parabenizar por fazer da união dos blogs evagélicos.

Excelente postagem sobre o casamento conforme os planos de Deus. Leituras como essas só nos fazem crescer na graça e no conhecimento mais e mais.

Escrevi algo semelhante em meu blog dias atrás. É um texto traduzido para o português e escrito por Paul Washer e sua esposa, EUA.

Gostaria de te convidar para visitar o nosso blog também.

http://blogdahaline.blogspot.com/

Fica na paz do nosso amado Senhor.

Haline

Unknown disse...

Prezado Pr. João Luis,

Excelente essa postagem. Em um momento em que as famílias estão sendo assoladas por laços diabólicos como os BBBs, Malhação, Uma tal de Aline que tem dois namorados, Insensato Coração e outros, a igreja precisa defender a família e oferecer instrumentos que ajude cada cristão a cumprir o seu papel, seja de esposo, de pai, de esposa, de filho ou de filha.
Que Deus abençoe o seu ministério.
Um abraço na paz do Senhor Jesus Cristo.
Claudio Baroni - UBE - blogdoCsbaroni.zip.net

Wal disse...

Olá Pr. João!
Vim agradecer as boas vindas na UBE e já fui abençoada com esta postagem maravilhosa, vou tentar comprar o livro!
Já estou seguindo o Blog!
http://srmcolombo.blogspot.com

Anônimo disse...

Olá! Gostaria de dizer que faz algum tempo que leio alguns posts seus, acho muito interessante porque faz o meu estilo. Há pouco tempo criei um blog sobre Deus e gostaria de ter uma parceria com vocês, algo como uma troca de links ou algo do tipo, também peço a permissão para colocar alguns posts seus no meu blog, é claro com os devidos créditos e deixo vocês à vontade para pôr posts do meu blog no de vocês!

Fico na espera e aguardo dessa resposta, ficaria feliz se a parceria fosse atada! Grande abraço e continuem nesse mesmo foco e objetivo em prol do Reino!

www.odeuscontemporaneo.blogspot.com