Páginas

sábado, 12 de março de 2011

AUTORIDADE ESPIRITUAL

1. PRINCÍPIO DA AUTORIDADE
Autoridade significa direito ou poder que alguém recebeu de um superior para tomar decisões e agir em nome dele, fazendo-se obedecer pelos subordinados em prol de uma finalidade em comum.

1.1. A ORIGEM DA AUTORIDADE
O Eterno criou o universo e tudo o que nele há. Ele estabeleceu as hierarquias e é a autoridade máxima (Gn 1:1; Je 10:12).
Sendo Deus o Criador e Senhor sobre tudo e todos, é Ele quem delega poder aos que estão em alguma posição de liderança, seja no meio político, no social, no judiciário ou no eclesiástico. O criador possui autoridade direta e absoluta; o homem, só autoridade delegada e parcial.
Quando a pessoa obedece à autoridade do homem, sabe que está submetendo-se indiretamente à autoridade de Deus (Rm 13:1,2).

1.2. OS TIPOS DE AUTORIDADE
• Civis (professores, chefes nas empresas);
• Militares (forças armadas);
• Eclesiásticas (líderes religiosos);
• Espirituais (Cristo -> Bíblia -> Pessoas revestidas de autoridade).

1.3. AS AUTORIDADES ESPIRITUAIS NO ANTIGO TESTAMENTO
* Patriarcas -> Funções de sacerdote, juiz e líder civil (e, às vezes, militar) de seu clã. Ex: Noé, Abraão, Isaque, Jacó e José.
* Profeta -> Revelar a vontade de Deus, guiar o povo, julgar as questões levadas a ele e aplicar a lei revelada no Sinai. Ex: Moisés.
* Sumo Sacerdote -> Várias responsabilidades espirituais diante de Deus e dos israelitas e presidindo sobre os levitas. Ex: Arão, Eleazar, Finéias, Eli, Hilquias, Amarias, Azarias, Esdras, Eliasibe, Joiada e Josué, filho de Jozadaque.
* Juízes -> Exerceram as funções de profeta, sacerdote e juiz, ou seja, a autoridade civil e espiritual. Ex: Otniel, Eúde, Samuel, Débora, Gideão, Jefté e Sansão.
* Outros Profetas -> Animaram o povo quanto à restauração de Israel, o advento do Messias e a nova e eterna aliança entre Deus e os remanescentes. Ex: Isaías, Jeremias, Ezequiel, Ageu, Zacarias, entre outros.
* Escribas -> Exerceram função de autoridade em Israel, especialmente no período pós-exílio. Ex: Esdras, Neemias.

1.4. AS AUTORIDADES ESPIRITUAIS NO NOVO TESTAMENTO
* Sumo Sacerdote -> presidiam o sacerdócio no Templo e o Sinédrio;
* Rabis -> mestres;
* Escribas -> doutores da Lei;
* Profetas
A maior autoridade espiritual neotestamentária é Jesus, o prometido Messias.
Havia algo fundamental e sobrenatural que assegurava às autoridades espirituais o poder e a graça para presidirem sobre outros, falando e agindo em nome de Deus: o Espírito Santo.

1.5. AUTORIDADES ESPIRITUAIS NA IGREJA HOJE
Os propósitos que Deus tinha em mente ao conceder o Espírito Santo aos salvos: pregação do evangelho, edificação da igreja e crescimento espiritual.
Paulo esclareceu que há diversos dons: os espirituais e os ministeriais (Fp 2:13, 1Co 12:4-11, Ef 4:11-12, 1Co 12:28).
Todo cristão pode manifestar vários desses dons combinados, conforme o propósito de Deus para a edificação do corpo de Cristo.

2. SUBMETA-SE À AUTORIDADE ESPIRITUAL
Se você deseja ganhar reconhecimento e sair vitorioso das adversidades, alem de ter fé, discernimento espiritual e ânimo, reconheça a autoridade espiritual designada por Deus para protegê-lo e abençoá-lo e submeta-se a ela.
Moisés foi um homem totalmente dependente de Deus e sabia sujeitar-se à vontade e aos desígnios do Criador (Êx 17:1-7). A obediência e submissão de Moisés a Deus, a Bíblia registra em Dt 34:10-12.
Josué, não participou de nenhuma das rebeliões e, quando lutava, agia conforme as instruções de Moisés (Êx 17:9). Ele era bem-sucedido em sua função de capitão do exercito e, depois da morte de Moisés, ocupou o lugar deste.

2.1. COMO SABER SE A PESSOA É SUBMISSA À AUTORIDADE ESPIRITUAL?
Como podemos identificar se uma pessoa verdadeiramente está debaixo de uma liderança espiritual? É submissa a autoridade espiritual? Quais são as atitudes?
A primeira característica de uma pessoa que está sujeita à autoridade espiritual é a obediência (Mt 25:31-46).
Outra característica é ser servo. Eles sabem servir à autoridade espiritual (Êx 24:13).
Uma outra característica é não participar de rebeliões (Nm 16:1-3). Moisés, porém, advertiu-os da ambição deles (Nm 16:9-11; 28-30; 31-33). Com este texto, aprendemos que, com autoridade espiritual não se brinca. Rebelar-se contra ela acarreta sérios danos para a nossa vida.
Você sabe qual é a maior exigência do Senhor? A obediência, e a obediência de coração.

2.2. OBEDIÊNCIA: A MAIOR DAS EXIGÊNCIAS DE DEUS
A maior das exigências que Deus faz ao homem não é a de servi-lo, pregar, ensinar, ofertar, dar dízimo. A principal delas é a obediência à sua autoridade.
Não adianta conhecer a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, e não submeter-se à autoridade e à vontade do Senhor (Sl 50:16-17; 1Sm 15:22,23).
Porque é disso que o Senhor se agrada: da nossa total obediência à sua autoridade.
Deus rejeitou Saul como rei de Israel (1Sm 15:28). Saul falhou e teimosamente tentou justificar seu erro várias vezes.
Na qualidade de servos de Deus, a primeira coisa que devemos fazer é relacionar-nos com sua autoridade.

2.3. RESTAURANDO O PRINCÍPIO DA OBEDIÊNCIA
Obediência significa disposição para ser submisso, sujeitar-se à vontade de alguém com docilidade. Obedecer requer abrir mão das próprias vontades e dos próprios desejos em prol da vontade de outrem.
Jesus Cristo foi totalmente obediente ao Pai até a morte e Ele é nosso maior modelo de obediência (Fp 2:3-11).
Jesus se humilhou duas vezes: primeiro, esvaziando-se de sua divindade e tornando-se humano; depois, humilhou-se em sua humanidade, tomando a forma de servo.
A maior prova que Cristo aprendeu a obediência foi sua declaração no Getsêmani (Mt 26:39, Hb 5:8-10, Fp 2:9-11).

Extraído do livro “Autoridade Espiritual”, do Pr. Silas Malafaia

Nenhum comentário: