Páginas

sábado, 2 de abril de 2011

CASAMENTO: CRIAÇÃO DE DEUS

'
Gênesis 2:18,24
"Então o Senhor Deus declarou: "Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda". Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne."



• CONSIDERAÇÕES GERAIS

O casamento foi a primeira instituição divina. Deus nos fez carentes um do outro, isto é, o homem precisa da mulher, assim com o a mulher precisa do homem.

Nos versículos 27 e 28 do primeiro capítulo do livro de Gênesis, lemos: "e criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos e enchei a terra, e sujeita-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra".

Para que tudo isso fosse cumprido, teria que haver uma união legítima e abençoada: o casamento.


1. ZELAR O CASAMENTO

Para que tenhamos êxito em tudo na vida, devemos ter como base a obediência.

O casamento não foge a este princípio, por isso é de suma importância respeitarmos o que está registrado em Mateus 19:6b: "portanto o que Deus ajuntou não o separe o homem".

Algumas atitudes podemos tomar para zelar o casamento:
a) Minimizar os defeitos e maximizar as qualidades do cônjuge (Fp 2:3b);
b) Não esquecer as datas importantes: aniversário do cônjuge, aniversário de casamento, etc (e comemorar!);
c) Sempre que possível (compartilhar as tarefas – Gl 6:2);
d) Orar a dois (Tg 5:16b);
e) Saber ouvir (Tg 1:19);
f) Fazer declaração de amor um ao outro;
g) Perdoar;
h) Pedir perdão;
i) Dialogar;
j) Higiene corporal;


2. PROTEÇÃO DO CASAMENTO

Fidelidade: proporciona segurança ao casamento e atrai as bênçãos de Deus (Hb 13:4);

Amizade: o relacionamento de um casal para ser equilibrado e saudável, os dois tem que ser verdadeiros amigos. Tem que haver cooperação entre os dois e não competição;

Santidade: podemos dizer que se há fidelidade e amizade, o fruto é a santidade, resultado da atitude dos dois (Ef 5:22-28);

Apreciação: é importante apreciar, honrar e reconhecer. Quando existe uma apreciação mútua o casamento floresce (Pv 31:29);

Submissão devocional: submissão é incorporar a missão de ajudar outra pessoa na missão dela. Quando a mulher compreende o significado de submissão à luz da Bíblia, ela não tem dificuldade de exercê-la. Quando o homem busca ser para a esposa o que Cristo é para a igreja, a mulher terá prazer em cumprir o papel de auxiliadora (submissão) (Ef 5:22-29, 1 Co 11:3);


3. VITÓRIA NO CASAMENTO

A vitória no casamento é alcançada na luta diária, como esforço de cada um, procurando vencer todos os obstáculos, porém tendo sempre em mente buscar o auxílio de Deus em primeiro lugar, isto é, que Ele seja o centro do relacionamento conjugal (Ec 4:9-12).

3.1. Deixando Deus agir

Não há nada impossível para Deus (Lc 1:37). Cristo tem o poder para transformar o mal em bem, as coisas erradas em certas (Mt 28:18).

O homem pode através do seu esforço, realizar uma mudança no seu casamento, porém isso poderá ser temporário. No entanto se ele permitir o Espírito Santo agir na transformação do lar, o resultado será a vitória (Sl 127:1).

3.2. Desejar mudanças

Em vez de viver pensando que o outro é que tem de mudar em todos os aspectos, deve mudar a si próprio.

Cada um dos cônjuges deve tomar a decisão de mudar a si mesmo, como a maneira de falar, a maneira de pedir, como portar-se com a família diante de outras pessoas, como aceitar as fraquezas do cônjuge, etc.

3.3. Ceder em muitas situações

A Bíblia diz que a “mulher sábia edifica a sua casa” (Pv 14:1). Isso inclui aceitar, concordar, esquecer, mesmo que seja um e força para salvar o casamento.

Ao homem a Bíblia manda amar a mulher e se entregar a ela (Ef 5:25,28), isso faz com que o homem ceda em muitas áreas, amando sua mulher como a seu próprio corpo.

Ceder é também admitir com humildade seus próprios erros e assumir a culpa quando preciso. Essa atitude é válida para os dois.


• CONCLUSÃO

O casamento é uma instituição divina. Deus sempre quer o melhor para cada um de nós. Ele nos dá as condições para que sejamos felizes nos nossos casamentos, basta tão somente seguirmos os seus ensinamentos.

Você tem se preocupado em obedecer a Palavra de Deus?




Estudo feito pelo Pr. Stênio Ribeiro - Igreja Congregacional Maanaim
.

Um comentário:

Unknown disse...

Gostei da mensagem. Uma benção.
O amado irmão postou as instruções de Cristo para um casamento vitorioso.
Deus abençoe.
http://ciencia-religiao.blogspot.com/