Páginas

sábado, 9 de abril de 2011

VOCÊ É UMA PESSOA DE SORTE?

Que sorte é esta? Existe sorte? Muitos falam a palavra "sorte" na esperança de receber mais sorte. Por outro lado há gente que tudo que faz sai mal. Se uma árvore cai, cai justamente em cima de sua cabeça; se vão despedir alguém do trabalho, justamente é ele.

O QUE É SORTE? Força que determina ou regula tudo quanto ocorre, e cuja causa se atribui ao acaso das circunstâncias ou a uma suposta predestinação.

Sorte é: a habilidade de estar no lugar certo, na hora certa. Define-se como um fator imprevisto, um golpe de sorte, mera casualidade. E o ser humano inventou, para este assunto, amuletos como: a pata de coelho, a ferradura, a arruda, o trevo de quatro folhas e muitos outros. Com base nisto, muitos se consideram com má sorte.

Lançar sorte na Bíblia: Não vamos cair no erro de dizer que todo jogo é errado e nunca podemos resolver nada lançando sorte. A Bíblia usa a sorte de várias maneiras corretas. Nisto nos lembramos que realmente não existe sorte pura. Na soberania de Deus, ele determina tudo que acontece no mundo, inclusive o resultado de lançar sorte: "A sorte se lança no regaço, mas do SENHOR procede toda decisão" (Provérbios 16:33).
a) Urim e tumim - Deus deu ao sumo sacerdote esses dois objetos que deveriam ser usados para se descobrir a vontade de Deus, num determinado assunto. (Êxodo 28:30; Números 27:21).
b) Deus aponta uma pessoa - Algumas vezes na Bíblia, o SENHOR manda lançar sorte, para indicar a pessoa certa (I Samuel 10:17-27; Atos 1:21-26).
c) Para resolver conflitos - "Pelo lançar da sorte cessam os pleitos, e se decide a causa entre os poderosos" (Provérbios18:18). Quando o mérito fica igual para as duas pessoas num conflito, a sorte pode resolver a questão. Assim podemos também usar a sorte em jogos de mesa, por exemplo, quando é apenas para decidir como o jogo deve prosseguir. Obviamente isto não se refere a jogos nos quais se aposta dinheiro.

A sorte é a leitura humana da bênção de Deus. Quando a pessoa diz "boa sorte", está na verdade dizendo: "Que Deus te abençoe" porque não sabem que é Deus o autor da bênção; a "boa sorte" é uma bênção que te alcança. A Biblia diz que Deus colocou no mundo a Sua bênção. Quando Deus criou o mundo e pôs Adão e Eva no jardim, Deus os abençoou e tudo o que foi criado. Mas, quando Adão e Eva desobedeceram, comendo da árvore do bem e do mal, aprenderam a amaldiçoar e junto à bênção se somou a maldição, mas a maldição não anulou a bênção.

Os que não conhecem a Deus dizem: "Foi um golpe de sorte", "o destino, "a vida", "a natureza concordou comigo". Mas quando conhecemos a Deus descobrimos que todos esses "golpes de sortes" são bênçãos de Deus que se revelou e você capturou. Há pessoas – especialmente os legalistas – que acham que Deus abençoa somente os que se comportam bem, que estão em santidade, mas Deus abençoa a todos, o sol sai para todos.

O Espírito Santo tem nos ensinado que "Sorte é o que o homem sem Deus interpreta, mas nós que estamos em Cristo, quando vemos algo bom não o chamamos de sorte senão bênção de Deus". Por que há pessoas – cristãs e não cristãs – que podem ver as bênçãos e as possuir e outras que possuem as maldições? Por que há pessoas que tudo o que faz lhe sai bem e outra tudo o que faz sai mal? (Jó 1:21, 22)

Para um filho genuíno de Deus não existe sorte, acaso ou fortuna! (Romanos 8:28) Servimos a um Deus sobe-rano e tudo o que acontece conosco é causado ou permitido por Ele. Independente, se consideramos os a-contecimentos como bons ou maus, todos eles tomados em conjunto, são para nosso bem final.

As razões por que o povo de Deus sofre:
1. De modo a trazer honra e glória a Deus (Jó 42:7-8);
2. Por causa de Punição (Hebreus 12:6-8);
3. Por causa de Perseguição (2 Timóteo 3:12);

Cinco princípios para ter a "boa sorte", ou seja, a "bênção de Deus", através da história de José, filho de Jacó:
1. Em minhas relações com as pessoas está a minha bênção (Lucas 6:38).
2. Há grandes oportunidades ao meu redor,
3. Falar e ver o positivo (como Deus ver e fala),
4. O difícil primeiro, o fácil depois,
5. O favor já está dentro de cada um de nós, na pessoa do Espírito Santo de Deus (Salmo 66:12).
a) A túnica, a bênção, já está dentro você.
b) Representa o potencial que Deus nos deu.

3 comentários:

João Q. Cavalheiro disse...

A Paz do Senhor Pr. João Luiz!
Fiz uma visita a seu Blog e gostei. Deus continue lhe abençoando.
Obrigado por vossa calorosa recepção na família UBE e por dispor vosso blog.
Certamente que estarei visitando-o e/ou seguindo e da mesma maneira coloco a vossa disposição meu blog.
Atenciosamente.....
Abraços de....
João Q. Cavalheiro
www.aramasi.blogspot.com

Unknown disse...

Amar e Obedecer ao Senhor. Este é o caminho que conduz a grandiosas bençãos de Deus em nossa vida.
Pr. João Luis, desejo ao amado em Cristo toda sorte de bençãos.
abrçs.
http://ciencia-religiao.blogspot.com/

Carlos Ramalho disse...

Pr. Joao Luis,

Excelente texto!
Parabens pela abordagem simples, profunda e contextualizada a luz da palavra.

Forte abraco,

Carlos Ramalho
www.carlosramalho.com.br