Páginas

sábado, 7 de maio de 2011

INIMIGOS DO SUCESSO

Existem hoje verdadeiros exércitos de coaches e gurus empresariais cujas estratégias parecem se basear no tratado escrito no sexto século antes de Cristo pelo general chinês Sun Tzu, A Arte da Guerra— “Conheça Seu Inimigo”.
Somente quando identificamos e entendemos as atitudes e condições que ameaçam nosso sucesso podemos dar os passos necessários para superá-los.


1. Falta de uma meta clara:

“Muitas vezes, o fracasso se deve à [ausência de] um pequeno mas bem entendido conjunto de metas muito importantes” explica o empreendedor e consultor Joseph Ansanelli.
“Se você não sabe aonde está indo, provavelmente vai acabar chegando a algum outro lugar…” — Yogi Berra


2. Falta de um plano:

Não tem problema construir castelos no ar, mas eles só se materializarão com um plano realista e metódico. As estações espaciais que hoje existem não surgiram do nada.
“O que falha em planejar, planeja falhar.” — Anônimo


3. Falta de foco:

Muitos fatores contribuem para a falta de foco, inclusive falta de motivação, ambiente de trabalho ruim, ou a distração com assuntos de menor prioridade. Identifique as restrições e a melhor maneira de lidar com cada uma delas.
“Uma razão por que tão poucos de nós alcançamos o que verdadeiramente queremos é que jamais direcionamos nosso foco ou concentramos nossa energia em um objetivo. A maioria das pessoas vive superficialmente.” — Anthony Robbins


4. Indolência:

É possível que você tenha uma ótima idéia e até um excelente plano para alcançá-la, mas se lhe faltar dedicação ou vontade de trabalhar como preciso, a idéia e o plano estão condenados ao fracasso.
“Algumas pessoas sonham com o sucesso, outras despertam e trabalham duro para torná-lo realidade.” — Anônimo


5. Inflexibilidade:

Poucas coisas minam tanto a iniciativa e o progresso como o apego à maneira antiga de fazer as coisas.
“Uma mente fechada não exclui apenas os pensamentos dos outros, mas, muitas vezes os próprios, pois inibe qualquer pensamento novo que altere o andar da carruagem. Se conseguir ampliar sua visão, mesmo que somente um pouquinho no início, as idéias que têm pacientemente esperado uma oportunidade de se manifestar vão inundar a sua mente.” — David Straker e Graham Rawlinson, How to Invent (Almost) Anything [Como Inventar (quase) Qualquer Coisa]


6. Falta de entusiasmo:

Se compararmos uma idéia a uma faísca, então o entusiasmo é o vento que a transforma em uma labareda forte o bastante para suportar as chuvas da adversidade.
“O sucesso consiste de ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo.” — Winston Churchill


7. Aceitar a derrota:

Muitas vezes, a batalha é perdida na mente, antes mesmo do início da ação real começar. Espere a derrota e já estará derrotado. Tenha esperança na vitória e terá dado a si próprio uma chance de vencer; conte com a vitória e aumentará exponencialmente as suas chances. Mesmo as situações que parecem mais impossíveis podem ser vencidas se enfrentadas positivamente, como um desafio.
“O sucesso parece ser principalmente uma questão de aguentar firme depois que outros desistem.” — William Feather


8. Comodismo:

O maior perigo muitas vezes é quando as coisas estão indo bem e não há pressão, porque a tendência natural é reduzir o esforço. Pode ser possível seguir no ponto morto por um tempo, mas perderá o embalo e, se continuar assim, vai acabar parando.
“Existe uma linha fina entre confiar e se acomodar. Se ganhar o primeiro jogo contra um time, a pior coisa é se iludir pensando que o segundo jogo será mais fácil.” — Dave McGinnis


9. Excesso de Confiança:

A lebre e a tartaruga, o gigante Golias e o garoto Davi, o Titanic… já entendeu o recado.
“Antes de tentar superar as dificuldades, tenha certeza que é capaz de sobreviver a elas.” — Larry Kersten


10. Procrastinação:

As pessoas mais capazes no mundo, com as melhores ideias e todos os recursos financeiros possíveis não vão chegar a lugar nenhum se não começarem a agir.
“Há um milhão de maneiras de desperdiçar um dia de trabalho, mas nenhuma de recuperá-lo.” — Tom DeMarco e Timothy Lister


11. Desunião:

A união de esforços raramente produz todos os resultados desejados sem que haja níveis razoáveis de consenso e compatibilidade. Construa esses elementos. Assim, quando surgirem ideias e interesses conflitantes, em vez de obstáculos, eles se tornarão degraus para o progresso.
“Diferenças válidas de pontos de vista e o debate franco não significam falta de união. Fazem parte do processo vital de elaboração de políticas.” — Herbert Hoover


12. Transigência moral:

Alguns acreditam que “no amor, na guerra e na vida vale tudo”. Mas o que funciona nem sempre é certo. As vitórias conquistadas em prejuízo da ética são superficiais, tem vida curta e, muitas vezes, consequências que anulam qualquer sucesso. “Tudo o que o homem semear, isso também ceifará.” (Gálatas 6:7)
"O sucesso é mais permanente quando você o alcança sem destruir os seus princípios." — Walter Cronkite


13. Não aprender com os erros.

A vitória muitas vezes pertence àquele que aprendeu mais com os erros passados.
“O verdadeiro teste não é conseguir ou não evitar o fracasso, porque isso não é possível. O teste é ver se vai permitir que o torne inativo ou, por vergonha, pare de tentar, ou então aprender com eles, escolher perseverar.” — Barack Obama




Extraído da Revista Contato – Fev/10, escrito por Keith Phillips


.

Nenhum comentário: