Páginas

sábado, 29 de janeiro de 2011

... FILHOS MELHORES

1. CARACTERÍSTICAS DO JOVEM QUE CONHECE AO SENHOR

As características que a Bíblia apresenta do jovem que conhece ao Senhor são as seguintes:

1ª característica: Tem sonhos de Deus
O sonho alimenta o nosso ideal. Então quero perguntar para você: Qual é o seu sonho? O que você está sonhando para a sua vida? O que você quer ser? O que quer fazer? Busque em Deus os sonhos para a sua vida, e Ele lhe revelará algo de especial, de extraordinário e maravilhoso. Não se satisfaça com pouca coisa. Deus tem o melhor para você.
Você tem direito de sonhar! Se não tem sonhos, peça-os a Deus. Deus não fez você para ser um “zero à esquerda”, para ser um “qualquer”. Deus quer levantar homens e mulheres e colocá-los em postos-chaves desta nação, que tenham sonhado os sonhos dele e estejam dispostos a realizar a Sua obra.


2ª característica: É trabalhador
Em 1 Samuel 16:11 diz que quando o profeta Samuel foi ungir o novo rei na casa de Jessé, por ordem de Deus, os filhos mais velhos de Jessé já estavam em casa e Davi ainda se encontrava no campo, trabalhando.
Quem disse que todo jovem é irresponsável e não trabalha?
Os pais devem ter cuidado para não criarem moças preguiçosas, que não sabem nem lavar copos. A mãe fica em casa como uma escrava, cheia de afazeres domésticos, enquanto a filha “dondoca” está vendo televisão ou dormindo. Há casos em que o pai está desempregado e o filho de 18 anos jogando bola.
Vergonha é seu filho poder fazer alguma coisa e não fazer, e ainda ficar pedindo aos outros que a façam em seu lugar, ou acostumar-se a viver à custa do dinheiro do pai.

3ª característica: É cheio do Espírito Santo
Jovem, você pode ser cheio do Espírito Santo, do poder de Deus. Desde que Davi recebeu o poder do Espírito Santo, nunca mais foi o mesmo.
Jovem, Jesus quer dar-lhe poder. O Senhor quer revesti-lo de unção e com autoridade.

4ª característica: Tem discernimento
Quando Davi, que era um garoto, olhou para Golias, viu o que nenhum homem, nenhum general, nenhum profeta, nenhum sacerdote de Israel tinha visto. “Ele não tem pacto com Deus, não tem a proteção do Senhor.” Foi isso o que Davi constatou. Portanto, teve um discernimento vindo de Deus!
Jovem, você está apto para enxergar as situações como Deus as enxerga? Você tem pedido a Deus que lhe dê discernimento?




5ª característica: É determinado
O jovem de Deus é determinado. Se um colega lhe oferecer drogas, ele dirá: “Não quero!” Coloque no seu coração o desejo de não se contaminar com os manjares desta terra e não se contamine. Deus será com você e o fará vitorioso.
Se você disser: “Eu vou seguir a Jesus; ninguém vai roubar a minha fé. Não vou me contaminar.” e realmente fizer o que diz, Deus o honrará. Deus honrará a determinação do seu coração.

6ª característica: É forte
Muitos jovens que foram criados na igreja estão hoje mergulhados nas drogas, na prostituição, no alcoolismo. O que houve com eles? O que está acontecendo com você? Você conhece a verdade e sabe do que estou falando. Você está caído, permitiu que o diabo o derrubasse para perturbar a sua vida em família, seus pais, mexer com a sua igreja e tentar desmoralizar-nos.
Pode ser que você esteja vivendo uma vida cristã meio “fajuta”, mas chegou o dia, chegou a hora de ser impactado por Deus. Nunca mais você vai ser o mesmo. Deus o está renovando. O Senhor está fazendo uma nova obra em sua vida.


2. CONSELHOS PARA O JOVEM TRIUNFAR NA VIDA

1º conselho – Honre seus pais
Filhos, o dever cristão de vocês é obedecer ao seu pai e à sua mãe, pois isso é certo. Como dizem as Escrituras: “Respeite o seu pai e a sua mãe.” E esse é o primeiro mandamento que tem uma promessa, a qual é: “Faça isso a fim de que tudo corra bem para você, e você viva muito tempo na terra.” (Efésios 6:1-3 NTLH)
Você quer viver muitos anos neste mundo? Então honre seu pai e sua mãe. Muitas vezes o pai não teve a chance que o filho tem hoje. Porém, só porque o filho estudou e tornou-se bem-sucedido, agora tem vergonha de apresentar seus pais. Cuidado! Filho rebelde e desobediente é candidato a ter vida curta.


2º conselho – Purifique o seu caminho
Como pode um jovem conservar pura a sua vida? É só obedecer aos teus mandamentos. Eu procuro te servir de todo o coração; não deixes que eu me desvie dos teus mandamentos. Guardo a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti. (Salmo 119:9-11 NTLH)
Como purificará o jovem o seu caminho? Assistindo novelas das 6, 7 e das 9 horas da noite? Ouvindo músicas profanas, compostas e cantadas por pessoas adúlteras e levianas?
O segredo está na Palavra de Deus. Ler e estudar a Bíblia, não andar em má companhia, estar sempre na presença de Deus, buscando-o continuamente. Orar sem cessar, jejuar. Isso é o que Deus quer ver em você, querido jovem.

3º conselho – Sejam homens e sejam virtuosas
Quando estava chegando o dia da morte de Davi, ele deu conselhos ao seu filho Salomão. Davi disse: —Está chegando o dia da minha morte. Portanto, seja corajoso e seja homem! (1 Reis 2:1-2 NTLH)
Moço você sabe o que é ser homem? Ser homem é tomar decisão, assumir inclusive os seus erros. É dizer: “Eu vou ser alguém, porque vou ser o sacerdote da minha casa”.
Homem não é aquele que fica na barra da saia da mamãe. Seja homem! É o conselho da Bíblia.
Como é difícil encontrar uma boa esposa! Ela vale mais do que pedras preciosas! (Provérbios 31:10 NTLH)
O que é uma mulher virtuosa? É uma mulher que tem boas qualidades, o temperamento controlado pelo Espírito Santo, que refreia sua língua, foge do mal e da aparência do mal. Quem a achará? Eis a grande questão.
A Bíblia diz que é melhor morar no deserto do que em uma casa ampla com uma mulher rixosa, chata, antipática e enjoada. Que homem poderá suportar uma mulher assim? Ela certamente não tem boas qualidades, só vive reclamando, falando mal dos outros. Portanto, não é uma mulher virtuosa.

4º conselho – Fuja dos desejos da mocidade
E você, Timóteo, fuja das paixões da mocidade e procure viver uma vida correta, com fé, amor e paz, junto com os que com um coração puro pedem a ajuda do Senhor. (2 Timóteo 2:22 NTLH)
A Bíblia só nos manda fugir de uma coisa que é maior do que nós: a nossa natureza humana. A mesma Bíblia que manda você enfrentar o diabo manda você fugir dos desejos da sua natureza.
Se você não tomar cuidado, poderá estragar toda uma vida, acabar com uma carreira, com os seus sonhos, com a obra de Deus na sua vida. Jovem, não brinque com coisas de que você tem de correr, de fugir.

5º conselho – Priorize o Reino de Deus
Eu quero livrá-los de preocupações. O solteiro se interessa pelas coisas do Senhor porque quer agradá-lo. Mas o homem casado se interessa pelas coisas deste mundo porque quer agradar a sua esposa e por isso é puxado para duas direções diferentes. Quanto às mulheres, tanto as viúvas quanto as solteiras, elas estão interessadas nas coisas do Senhor porque querem se dedicar de corpo e alma a ele. Mas a mulher casada se interessa pelas coisas deste mundo porque quer agradar o marido. (1 Coríntios 7:32-34 NTLH)
Sabe o que a Bíblia está dizendo aqui? Que a prioridade do jovem deve ser o Reino de Deus. Enquanto você é solteiro ou solteira, aproveite para dedicar tudo o que há de melhor em você à obra do Senhor, porque depois que você casar sua dedicação será para sua mulher, será para seu marido, será para sua família.

Deus tem levantado muitos pastores no meio da nossa juventude. Moças que souberam esperar a hora certa, o momento de Deus. Trabalharam na obra do Senhor, não foram precipitadas. Casaram-se um pouco mais tarde, mas casaram bem.
Jovens, sei que o diabo quer perturbar a vida de vocês; sei que ele quer envergonhá-los e derrotá-los. Preparem-se: Deus está levantando jovens e Ele vai usá-los. Creiam nisto, e vocês serão jovens cheios de poder, de unção, de sabedoria, prontos para se tornarem campeões de Deus.

Que o Senhor o abençoe ricamente!

Esta é a segunda parte do resumo do livro que recebi no ano de 2010, por ser parceiro ministerial da Associação Vitória em Cristo:
Bons pais, filhos melhores. Silas Malafaia. Rio de Janeiro: Central Gospel, 2007.

Um comentário:

ana luisa disse...

bom, pastor essa mensagem e mais voltada pro jovens mas eu me indentifiquei muito com ela
amei tudo o que esta escrito e quando eu sair da adolescencia quero ser uma jovem obediente e abençoada por Deus sei tambem que satanas vai tentar de todas as formas pra me tirar dos caminhos do senhor mas em nome de jesus ele nao vai conseguir. por que tenho certeza absouta que minha vida sem cristo não tem sentido nenhum obrigada por essa mensagem que Deus te abençõe e que voçe continue me ensinando cada vez mais mesmo que seja um pouco dificil de lidar comigo
eu te amo
e creio que a construção da igreja vai acontecer beijos.